Este é um curso intensivo que tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos necessários à utilização do AutoCad 2010 para o desenho Bidimensional e Tridimensional de projectos.
No final da acção os participantes deverão estar aptos a utilizar todas as ferramentas de modelação e desenho na concepção de projectos 2D e 3D, permitindo ultrapassar o nível do desenhador de projectos e situar-se na área do modelador de espaços através do domínio das técnicas de desenho tridimensional, proporcionando ainda conhecimentos de definição de sistemas de coordenadas, criação e edição de sólidos e de superfícies e visualização 2D e 3D, bem como estar preparado para entrar no mundo das aplicações verticais para AutoCAD 2010.
Técnicos das áreas de arquitectura, mecânica, civil ou outras em que a prática de desenho técnico é manifesta e que pretendam utilizar o AutoCAD 2010 como ferramenta de desenho na concepção de projectos 2D e 3D, permitindo desempenhar as suas funções utilizando a tecnologia de desenho assistido por computador.
Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa
18 Horas
MÓDULO A | AUTOCAD 2010 -DESENHO TÉCNICO BI-DIMENSIONAL (2D)
1| APRESENTAÇÃO DO AUTOCAD
• Vantagens do trabalho em sistemas de CAD.
• Equipamento necessário e periféricos.
2| CONCEITOS BÁSICOS
• Conceitos gerais de CAD;
• Ambiente de trabalho e interface com o utilizador;
• Espaços de trabalho padrão;
• Painel de tarefas (adicionar/remover ferramentas);
• Ambiente de trabalho “Ribbon” como evolução do “AutoCAD Classic”;
• Instrução de operação “Tool tip” dinâmica.
• Barras de ferramentas, barra de propriedades,
• linha de comandos e barra de estados;
• Sistemas de Coordenadas: Coordenadas (Absolutas, Relativas e Polares).
• Inserção dinâmica de valores.
• Tipos de selecção de objectos.
• Comandos de visualização (zoom e pan).
• Arquivos de desenho.
• Pré-visualização e navegação entre desenhos e layouts através do “Quick View”.
3| CRIAÇÃO DE ENTIDADES DE DESENHO 2D
• Desenhar no AutoCAD (Linhas, Pontos, Arcos, Círculos, Rectângulos, Elipses e Polígonos).
4| TRABALHO COM LINHAS COMPLEXAS
• Criar e editar polilinhas, multilinhas e splines.
5| UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS AUXILIARES
• Snap;
• Grid;
• Ortho;
• Polar;
• Osnap;
• Otrack;
• Dynamic Input;
• Lineweight
6| EDIÇÃO DE ENTIDADES
• Comandos de modificação (Move, Rotate, Stretch, Scale, Trim, Extend, Break, Erase e Join).
• Criar novas entidades a partir das já existentes (Copy, Offset, Mirror, Array, Chamfer e Fillet).
7| IMPRESSÃO DE DESENHOS
• Impressão simples com escalas, layouts e configuração de impressoras.
8| CAMADAS DE DESENHO
• Criar e organizar o desenho por camadas (Layers).
• Criar e aplicar filtros aos layers.
• Layers dedicados ao Viewport.
• Propriedades de transparência.
• O “Layer Properties Manager”.
9| TEXTO
• Criação e edição de texto e criação de estilos de texto.
• Escalas de anotação.
• Texto com colunas.
10| CRIAR TABELAS
• Criar estilos de tabelas, modificar tabelas.
• Propriedades das tabelas.
• Ligação e actualização automática com tabelas externas.
• Ligações dinâmicas e extracção de informação.
11| BLOCOS E REFERÊNCIAS EXTERNAS
• Criar blocos internos e externos, inserir blocos e referências externas.
• Inserção de imagem.
• Utilização de Blocos dinâmicos.
• Criação e manipulação de atributos.
• Utilização de paletas de ferramentas.
12| OS PADRÕES DE PREENCHIMENTO
• Aplicar ao desenho padrões e gradientes.
• Aplicação em áreas fechadas e abertas.
13| COMO COTAR DESENHOS NO AUTOCAD
• Criação de estilos de cotagem, comandos de cotagem.
• Dimensionamento de arcos.
• Inversão de sentido de cotagem.
• Multi-chamadas.
14| PROPRIEDADES DOS OBJECTOS
• Alterar as propriedades de um objecto utilizando o gestor de propriedades.
15| COMANDOS DE AVERIGUAÇÃO
• Distâncias e áreas, identificação de pontos.
• Utilização da Calculadora.
• Indicador de propriedades rápidas por selecção.
MÓDULO B | AUTOCAD 2010 - DESENHO TÉCNICO TRI-DIMENSIONAL (3D)
16| CONCEITO DE PONTO DE VISUALIZAÇÃO
• Comandos de visualização (Viewports, View, 3Dorbit, Steering Wheels, ViewCube).
• Conceitos básicos do espaço Tridimensional;
• Coordenadas cartesianas, cilíndricas e esféricas.
• Utilização de Estilos Visuais.
17| LINHAS E SUPERFÍCIES
• Criação de linhas tridimensionais (3D Polyline, Helix).
• Criação de Superfícies (3D Face, 3D mesh, Ruled mesh, Edge mesh, Planar surface).
• Elevação aos objectos (Thickness, Elev).
18| SÓLIDOS 3D
• Criação de sólidos (Primitivas básicas: Box, Wedge, Cone, Sphere, Cylinder, Torus, Pyramid);
• Criação de outros sólidos (Polysolid, Extrude, Revolve, Sweep, Loft).
19| UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE COORDENADAS – UCS
• Manipulação de sistemas de coordenadas em 3D.
• Sistemas de Coordenadas Dinâmicos.
20| EDIÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE SÓLIDOS
• GRIPS, Union, Subtract, Intersect, Presspull, Slice, Section Plane, Flatshot, Thicken, Solidedit.
21| COMANDOS DE MODIFICAÇÃO 3D
• 3D Move, 3D Rotate, Align e 3D Align, 3D Mirror, 3D Array, Fillet e Chamfer.
22| COMANDOS DE NAVEGAÇÃO 3D
• Comandos Walk e Fly, criação de câmaras e animações segundo caminhos.
23| APRESENTAÇÃO DE PROJECTOS 3D
• Inserção de luzes, aplicação de materiais e texturas.
• Visualização Realista (Render).
• Utilização de luzes fotométricas.
• Utilização dos comandos Sun e Sky Background para visualização do modelo 3D.