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Ciclo gestores da formação: Diagnosticar, Conceber, Organizar, Desenvolver e Avaliar a Formação profissional

Objectivos Gerais: 

O objectivo global deste Ciclo é garantir que os Gestores de Formação adquirem ou reforçam competências relativamente a todo o processo de formação, desde o diagnóstico à avaliação, garantindo uma abordagem integrada e completa.

Objectivos Específicos: 

No final deste Curso os participantes saberão:
- Analisar todo o processo e identificar melhorias e objectivos a atingir;
- Reconhecer e compreender todos os passos do Diagnóstico de Formação Profissional;
- Compreender e avaliar as vantagens e desvantagens dos vários métodos utilizados;
- Localizar a Formação Profissional na Gestão dos Recursos Humanos e na Empresa;
- Distinguir os vários tipos de Formação Profissional;
- Coordenar um Processo de Diagnóstico de necessidades de Formação Profissional;
- Definir Objectivos e Estruturar Programas de Formação Profissional;
- Preparar mecanismos e sistemas de avaliação da Formação;
- Seleccionar e aplicar os instrumentos mais adequados às diversas fases de formação Profissional.

Dirigido a: 

Este Curso destina-se a todos os Quadros e Técnicos com responsabilidades na área de Recursos
Humanos e da Qualidade, bem como a qualquer profissional envolvido na Gestão da Formação.

Metodologia: 

Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa

Duração: 

36h | 6 dias

Conteudo: 

1| DIAGNOSTICAR AS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO

1.1- A ORGANIZAÇÃO, A EMPRESA E O MEIO INTERNO E EXTERNO
  • O papel da Organização
  • Contexto de Mudança: o que mudar para obter resultados
  • Definição dos objectivos a atingir

1.2- TAREFAS, FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS
  • Identificar as tarefas da(s) função(ões) a formar
  • Definir as competências essenciais ao desempenho da função
• Os Recursos Humanos – análise das potencialidades versus necessidades

1.3- AS PESSOAS
  • Conhecimentos e requisitos mínimos para o desempenho da função
  • Exigências  de conhecimentos
  • Competências  do indivíduo
• Pessoas ou recursos humanos – sua clarificação

1. 4- A FORMAÇÃO
  • Formação de Acolhimento
  • Formação de Desenvolvimento
  • Formação de Adaptação

1. 5- MÉTODOS E TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES
  • O Método
   Questionários
   Entrevistas
   Observações
  • Vantagens e desvantagens dos métodos a utilizar


2| CONCEBER E ORGANIZAR O PLANO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

2.1- A EMPRESA E A GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
  • Gestão global e gestão dos recursos humanos
  • Pessoas ou recursos humanos – sua clarificação
  • Os recursos humanos – análise das potencialidades versus necessidades

2.2- OS RECURSOS HUMANOS E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
  • O porquê da formação permanente
  • Os domínios do processo formativo:
   Diagnóstico de necessidades
   Planeamento
   Concepção
   Organização e promoção
   Desenvolvimento/execução
  • Acompanhamento e avaliação

2.3- OS OBJECTIVOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
  • Sua definição
  • Como alcançá-los

2.4- O PLANO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
  • Definição dos cursos a realizar
  • Objectivos dos cursos e destinatários
  • Local da formação e calendarização
  • A divulgação do plano
  • O desenvolvimento do plano

2.5- OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
  • A concepção dos conteúdos programáticos
  • Objectivos pedagógicos
  • Cargas horárias e cronogramas

2.6- PREPARAÇÃO, COORDENAÇÃO E CONTROLO ADMINISTRATIVO DAS ACÇÕES
  • Os suportes técnicos e administrativos
  • Orçamentação e custos


3| AVALIAR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

3.1- PREPARAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
  • O porquê da avaliação
  • Repercussões previstas
  • Definição dos objectivos da avaliação

3.2- AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
  • Tipos de avaliação
   Diagnóstica
   Formativa
   Sumativa

  • A subjectividade na avaliação
   As diferenças individuais na avaliação
   Determinantes da subjectividade
   A importância do estabelecimento de critérios

  • Sistemas e métodos de avaliação
   A escolha do sistema a implementar
   Técnicas a utilizar
   Formas de aplicação

3.3- CONTROLO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: INDICADORES
  • Porquê controlar a formação
  • Como efectuar o controlo
  • Os indicadores – sua escolha
  • O acompanhamento dos indicadores

3.4- AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
  • Tipos de impacto
  • Análise do impacto
  • O tratamento dos dados