O objectivo global deste Ciclo é garantir que os Gestores de Formação adquirem ou reforçam competências relativamente a todo o processo de formação, desde o diagnóstico à avaliação, garantindo uma abordagem integrada e completa.
No final deste Curso os participantes saberão:
- Analisar todo o processo e identificar melhorias e objectivos a atingir;
- Reconhecer e compreender todos os passos do Diagnóstico de Formação Profissional;
- Compreender e avaliar as vantagens e desvantagens dos vários métodos utilizados;
- Localizar a Formação Profissional na Gestão dos Recursos Humanos e na Empresa;
- Distinguir os vários tipos de Formação Profissional;
- Coordenar um Processo de Diagnóstico de necessidades de Formação Profissional;
- Definir Objectivos e Estruturar Programas de Formação Profissional;
- Preparar mecanismos e sistemas de avaliação da Formação;
- Seleccionar e aplicar os instrumentos mais adequados às diversas fases de formação Profissional.
Este Curso destina-se a todos os Quadros e Técnicos com responsabilidades na área de Recursos
Humanos e da Qualidade, bem como a qualquer profissional envolvido na Gestão da Formação.
Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa
36h | 6 dias
1| DIAGNOSTICAR AS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO
1.1- A ORGANIZAÇÃO, A EMPRESA E O MEIO INTERNO E EXTERNO
• O papel da Organização
• Contexto de Mudança: o que mudar para obter resultados
• Definição dos objectivos a atingir
1.2- TAREFAS, FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS
• Identificar as tarefas da(s) função(ões) a formar
• Definir as competências essenciais ao desempenho da função
• Os Recursos Humanos – análise das potencialidades versus necessidades
1.3- AS PESSOAS
• Conhecimentos e requisitos mínimos para o desempenho da função
• Exigências de conhecimentos
• Competências do indivíduo
• Pessoas ou recursos humanos – sua clarificação
1. 4- A FORMAÇÃO
• Formação de Acolhimento
• Formação de Desenvolvimento
• Formação de Adaptação
1. 5- MÉTODOS E TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES
• O Método
Questionários
Entrevistas
Observações
• Vantagens e desvantagens dos métodos a utilizar
2| CONCEBER E ORGANIZAR O PLANO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
2.1- A EMPRESA E A GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
• Gestão global e gestão dos recursos humanos
• Pessoas ou recursos humanos – sua clarificação
• Os recursos humanos – análise das potencialidades versus necessidades
2.2- OS RECURSOS HUMANOS E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
• O porquê da formação permanente
• Os domínios do processo formativo:
Diagnóstico de necessidades
Planeamento
Concepção
Organização e promoção
Desenvolvimento/execução
• Acompanhamento e avaliação
2.3- OS OBJECTIVOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
• Sua definição
• Como alcançá-los
2.4- O PLANO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
• Definição dos cursos a realizar
• Objectivos dos cursos e destinatários
• Local da formação e calendarização
• A divulgação do plano
• O desenvolvimento do plano
2.5- OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
• A concepção dos conteúdos programáticos
• Objectivos pedagógicos
• Cargas horárias e cronogramas
2.6- PREPARAÇÃO, COORDENAÇÃO E CONTROLO ADMINISTRATIVO DAS ACÇÕES
• Os suportes técnicos e administrativos
• Orçamentação e custos
3| AVALIAR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
3.1- PREPARAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
• O porquê da avaliação
• Repercussões previstas
• Definição dos objectivos da avaliação
3.2- AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
• Tipos de avaliação
Diagnóstica
Formativa
Sumativa
• A subjectividade na avaliação
As diferenças individuais na avaliação
Determinantes da subjectividade
A importância do estabelecimento de critérios
• Sistemas e métodos de avaliação
A escolha do sistema a implementar
Técnicas a utilizar
Formas de aplicação
3.3- CONTROLO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: INDICADORES
• Porquê controlar a formação
• Como efectuar o controlo
• Os indicadores – sua escolha
• O acompanhamento dos indicadores
3.4- AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
• Tipos de impacto
• Análise do impacto
• O tratamento dos dados