Este Curso, homologado pelo IEFP, visa dotar os participantes das técnicas, conhecimentos e competências necessárias á apresentação com sucesso de cursos e acções de formação.
Os participantes deste curso que o concluam com aproveitamento serão capazes de:
• Situar o papel do formador no sistema onde desenvolve a sua actividade e definir o respectivo perfil de competências desejável;
• Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação tendo em conta a facilitação do processo de aprendizagem pela selecção e aplicação dos métodos, técnicas e meios pedagógicos mais adequados e a operacionalização da formação pela definição de objectivos operacionais e pelo controlo dos resultados;
• Auto-avaliar o desempenho face ao perfil de competências desejado.
Todos aqueles que pretendam adquirir o CAP (Certificado de Aptidão Pedagógica).
Exemplos Práticos
MÓDULO I
APRESENTAÇÃO/PERFIL E FUNÇÃO DO FORMADOR E O CONTEXTO DA FORMAÇÃO (9 HORAS)
Objectivo Geral
- Apresentar o Curso e os diversos Módulos;
- Acolher e integrar os formandos no grupo e este nos objectivos e funcionamento do Curso;
- Enquadrar e caracterizar os Sistemas e Sub-Sistemas de Formação (a Formação inserida no Mercado de Emprego ou no Sistema Educativo);
- Identificar as competências exigíveis ao formador.
Objectivos Específicos
- No final do módulo os formandos serão capazes de:
- Caracterizar os diferentes sistemas de formação - objectivos, metodologias e meios pedagógicos;
- Identificar a legislação nacional e comunitária que regulamenta a formação profissional;
- Enumerar as competências e as capacidades necessárias à actividade de formador nos diferentes sistemas de formação.
Conteúdo Programático
- Apresentação do curso
- Definição de objectivos da formação
- Sistemas e sub-sistemas da formação
- Perfil e competências do formador
- O formador como um facilitador do processo de aprendizagem
MÓDULO II
AUTOSCOPIA INICIAL (15 HORAS)
Objectivo Geral
- Preparar e apresentar uma sessão de formação simulada, registada em vídeo, e discutir, em grupo, os comportamentos pedagógicos observados.
Objectivos Específicos
- No final do módulo os formandos serão capazes de:
- Identificar e descrever as principais aptidões, expressas em termos de comportamentos, na preparação, desenvolvimento e avaliação de uma sessão de formação;
- Identificar os comportamentos pedagógicos a adquirir ou a melhorar, durante o decurso da acção;
- Desenvolver a capacidade de auto-análise e de análise em grupo.
Conteúdo Programático
- Preparação da Simulação Pedagógica
- Auto e hetero-análise dos comportamentos pedagógicos observados
- Despistagem dos aspectos pedagógicos relevantes
- Diagnóstico das competências demonstradas e a adquirir ou a melhorar
MÓDULO III
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM (TEORIAS, FACTORES E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM) (9 HORAS)
Objectivo Geral
- Identificar teorias e modelos explicativos do processo de aprendizagem;
- Caracterizar factores e condições facilitadoras da aprendizagem.
Objectivos Específicos
No final do módulo os formandos serão capazes de:
- Identificar conceitos, teorias e modelos explicativos do processo de aprendizagem;
- Identificar os principais factores e condições facilitadoras da aprendizagem.
Conteúdo Programático
- Conceito e características da aprendizagem
- Teorias, modelos e mecanismos de aprendizagem
- Processos, etapas e factores psicológicos de aprendizagem
- Condições e factores facilitadores da aprendizagem
MÓDULO IV
A RELAÇÃO PEDAGÓGICA (9 HORAS)
Objectivo Geral
- Aplicar aspectos teóricos de comunicação, motivação e liderança de grupos nas actividades pedagógicas;
- Dominar processos e mecanismos que tenham em conta as especificidades e os ritmos individuais de aprendizagem e a gestão dos percursos diferenciados de aprendizagem.
Objectivos Específicos
- No final do módulo os formandos serão capazes de:
- Identificar os princípios base de uma pedagogia/androgogia eficaz;
- Identificar os processos de comunicação interpessoal;
- Reconhecer comportamentos e atitudes individuais facilitadoras da comunicação;
- Identificar os principais fenómenos de grupo;
- Identificar os comportamentos facilitadores da resolução de conflitos;
- Identificar os mecanismos da motivação;
- Distinguir e adoptar estratégias de motivação na formação;
- Identificar estilos de liderança e seus efeitos na prática pedagógica.
Conteúdo Programático
- Os princípios de base de uma pedagogia eficaz
- A pedagogia eficaz segundo as preferências cerebrais
- As diversas práticas pedagógicas e a sua eficácia em termos de memorização
- A pedagogia de adultos e as leis biológicas da memória e da atenção
- Os factores-chave que facilitam ou inibem a motivação, a compreensão e a memorização
- Comunicação e animação de grupos
- A comunicação
- A relação pedagógica
- Dinâmica de grupos
- Facrores de motivação
- A situação pedagógica
MÓDULO V
MÉTODOS E TÉCNICAS PEGAGÓGICAS (9 HORAS)
Objectivo Geral
- Identificar e operacionalizar métodos e técnicas pedagógicas nas práticas de formação / aprendizagem.
Objectivos Específicos
- No final do módulo os formandos serão capazes de:
- Distinguir os métodos das técnicas pedagógicas;
- Tipificar os factores que condicionam a escolha dos métodos pedagógicos; - Relacionar a escolha dos métodos e das técnicas com os conteúdos a transmitir.
Conteúdo Programático
- Os Métodos Pedagógicos – sua Caracterização
- Método Expositivo
- Método Demonstrativo
- Método Interrogativo
- Métodos Activos
- Técnicas de Aplicação
- Simulação
- Jogos Pedagógicos
- “Role-Play”
- Estudo de Casos
MÓDULO VI
OPERACIONALIZAÇÃO, AVALIAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO (18 HORAS)
Objectivo Geral
- Definir objectivos pedagógicos e preparar planos de sessão.
Objectivos Específicos
No final do módulo os formandos serão capazes de:
- Identificar os princípios orientadores para a concepção e elaboração de planos de unidades de formação;
- Planificar sessões de ensino-aprendizagem;
- Reconhecer a importância da definição de objectivos gerais e específicos;
- Identificar as funções que desempenham os objectivos pedagógicos
- Distinguir os domínios em que podem ser formulados os objectivos de formação;
- Redigir objectivos pedagógicos em termos operacionais;
- Hierarquizar objectivos segundo os domínios do saber;
- Distinguir diferentes níveis de avaliação dos resultados de formação;
- Construir e aplicar instrumentos de avaliação em função dos objectivos previamente definidos que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem, a eficiência e a eficácia da formação;
- Identificar as causas da subjectividade na avaliação;
- Aplicar um método sistémico evolutivo de análise de resultados de formação;
- Propor medidas de regulação com vista à melhoria do processo formativo.
Conteúdo Programático
- Planificação da Formação
- Pressupostos e Etapas do Plano
- Planificação de um Módulo de Formação
- Os Momentos – Chave de uma Sessão de Formação
- Definição e Estruturação de Objectivos da Formação
- Objectivos da Formação
- Objectivos Pedagógicos
- Objectivos Operacionais
- Avaliação da Aprendizagem
- Definição e Objectivos da Avaliação
- Tipos de Avaliação
- Critérios de avaliação
- Escalas de classificação
- Técnicas e instrumentos de avaliação de aprendizagem
- Elaboração de instrumentos de avaliação
- Avaliação da Formação
- Critérios da eficácia da formação
- Análise evolutiva e sistemática dos resultados da formação
- Desvios e acções da regulação
- Parâmetros e instrumentos de avaliação da formação
MÓDULO VII
MEIOS DIDÁCTICOS E AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO (6 HORAS)
Objectivo Geral
- Identificar e estabelecer os princípios gerais de funcionamento, bem como definir as regras básicas de utilização dos recursos didácticos e audiovisuais, de modo a auxiliar a selecção dos meios disponíveis com vista aos objectivos a atingir;
- Constituir suportes de apoio à formação através de recursos didácticos e audiovisuais, de modo a melhorar o nível de qualidade das práticas pedagógicas e, assim, facilitar o processo de aprendizagem.
Objectivos Específicos
- No final do módulo os formandos serão capazes de:
- Definir e classificar os recursos didácticos segundo os sentidos;
- Distinguir recursos didácticos não projectáveis de projectáveis e recursos visuais de audiovisuais;
- Explorar as potencialidades dos principais recursos e conhecer o seu modo de funcionamento;
- Conhecer as vantagens e as desvantagens dos principais recursos didácticos e audiovisuais.
Conteúdo Programático
- A importância da selecção dos recursos didácticos na formação
- Tipos de recursos mais utilizados e a sua correcta utilização
- Transparências
- Quadros
- Audiovisuais
- As novas tecnologias na formação
MÓDULO VIII
AUTOSCOPIA FINAL (15 HORAS)
Objectivo Geral
- Conceber e apresentar uma sessão de formação profissional simulada, utilizando competências teóricas e práticas adquiridas ao longo deste curso.
Objectivos Específicos
- No final do módulo os formandos serão capazes de:
- Preparar desenvolver e avaliar sessões de formação;
- Identificar os aspectos pedagógicos considerados mais importantes no processo de ensino-aprendizagem;
- Propor soluções alternativas, apresentar soluções de estratégias pedagógicas diversificadas;
- Exercitar competências de análise e de auto-análise relativamente a comportamentos observados no desenvolvimento de uma sessão de ensino-aprendizagem;
- Comparar o nível de competências pedagógicas adquiridas ao longo do processo formativo, com o nível de desempenho demonstrado no início da acção.
Conteúdo Programático
- Análise e auto-análise dos comportamentos pedagógicos observados
- Aprofundamento dos aspectos pedagógicos mais relevantes
- Síntese e avaliação dos resultados obtidos nas autoscopias.