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GESTAO DA QUALIDADE EM PROJECTOS DE SOFTWARE

Objectivos Gerais: 

Os erros e as falhas dos sistemas, quer ao nível técnico quer funcional, repercutem-se sempre na produtividade e na redução de lucros das Organizações, sendo por isso fundamental, existir em qualquer projecto uma preocupação e uma gestão eficaz dos processos de melhoria da qualidade.

Este Curso, que segue a metodologia PMI descrita na norma PMBok, tem como objectivo especializar os participantes nesta área de conhecimento, dotando-os dos conhecimentos que lhes permitam escolher e implementar os vários métodos de gestão de qualidade, identificar pontos chave da qualidade para o cliente e para o projecto, desenvolver planos de gestão de qualidade do projecto, utilizar técnicas de recolha e analise de dados, determinar pontos de melhoramento nos processos.

Objectivos Específicos: 

No final deste Curso os participantes saberão:

- Implementar e conduzir eficazmente as actividades que garantam a Qualidade do Software -Software Quality Assurance (SQA)

- Melhorar a satisfação dos Clientes através do melhoramento dos processos

- Analisar a informação através de técnicas adequadas

- Realizar auditorias seguindo processos perfeitamente definidos

- Controlar os componentes críticos através do processo de “Configuration Management (CM)“

- Implementar um processo de melhoria contínua na Organização

Dirigido a: 

Todos os profissionais com responsabilidades ao nível do desenvolvimento, testes ou melhoria de desenvolvimento e produção de sistemas, nomeadamente, Gestores de Projecto, Analistas, Gestores e Técnicos e Auditores de Qualidade não familiarizados com a norma PMBok.

Metodologia: 

Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa.

Conteudo: 

1| INTRODUÇÃO À GARANTIA DE QUALIDADE DO SOFTWARE (SQA)

· Conceitos básicos: Software Quality Assurance (SQA), Testes, Verificação e Validação

· Comparação dos diferentes ciclos de vida no Desenvolvimento de Software

· Documentação

· Definição clara dos objectivos do “Software Quality Assurance”

                   

2| SOFTWARE QUALITY ASSURANCE (SQA) – PRINCIPAIS COMPONENTES

· Análise dos componentes da Qualidade

· Implementação de um “road map” (IEEE, CMMI, ISSO 9001…)

 

                   

3| PLANNING FOR SOFTWARE QUALITY ASSURANCE

· Técnicas de verificação e validação para detector de erros

· Detecção de defeitos através de técnicas de inspecção

                   

4| REALIZAÇÃO E CONDUÇÃO DE AUDITORIAS

· Tipos de Auditorias

· Comparação com os standards e modelos da indústria (ISO 9001, CMMI…)

· Análise de configurações vs requisitos técnicos e funcionais dos clientes

· Melhoramento dos processos através das acções de Auditoria interna

· Os processos de Auditoria – Planeamento, Monitoramento, Reporte e Controle

                   

5| GESTÃO DE CONFIGURAÇÕES – CONFIGURATION MANAGEMENT (CM)

· Definição das componentes de um sistema de gestão de configurações

· Garantir a Qualidade através do controlo dos componentes de configuração (CM)

· Auditorias de Qualidade e SQA

                   

6| UM PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA

· Definição, Planeamento e Implementação de processos de melhoria contínua

· Colecta de Dados

· Definição dos índices e métricas de performances

· Controlo estatístico de processos

· Analisar dados recolhidos

· Implementação de acções correctivas

· Focus nas técnicas de prevenção