Os erros e as falhas dos sistemas, quer ao nível técnico quer funcional, repercutem-se sempre na produtividade e na redução de lucros das Organizações, sendo por isso fundamental, existir em qualquer projecto uma preocupação e uma gestão eficaz dos processos de melhoria da qualidade.
Este Curso, que segue a metodologia PMI descrita na norma PMBok, tem como objectivo especializar os participantes nesta área de conhecimento, dotando-os dos conhecimentos que lhes permitam escolher e implementar os vários métodos de gestão de qualidade, identificar pontos chave da qualidade para o cliente e para o projecto, desenvolver planos de gestão de qualidade do projecto, utilizar técnicas de recolha e analise de dados, determinar pontos de melhoramento nos processos.
No final deste Curso os participantes saberão:
- Implementar e conduzir eficazmente as actividades que garantam a Qualidade do Software -Software Quality Assurance (SQA)
- Melhorar a satisfação dos Clientes através do melhoramento dos processos
- Analisar a informação através de técnicas adequadas
- Realizar auditorias seguindo processos perfeitamente definidos
- Controlar os componentes críticos através do processo de “Configuration Management (CM)“
- Implementar um processo de melhoria contínua na Organização
Todos os profissionais com responsabilidades ao nível do desenvolvimento, testes ou melhoria de desenvolvimento e produção de sistemas, nomeadamente, Gestores de Projecto, Analistas, Gestores e Técnicos e Auditores de Qualidade não familiarizados com a norma PMBok.
Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa.
1| INTRODUÇÃO À GARANTIA DE QUALIDADE DO SOFTWARE (SQA)
· Conceitos básicos: Software Quality Assurance (SQA), Testes, Verificação e Validação
· Comparação dos diferentes ciclos de vida no Desenvolvimento de Software
· Documentação
· Definição clara dos objectivos do “Software Quality Assurance”
2| SOFTWARE QUALITY ASSURANCE (SQA) – PRINCIPAIS COMPONENTES
· Análise dos componentes da Qualidade
· Implementação de um “road map” (IEEE, CMMI, ISSO 9001…)
3| PLANNING FOR SOFTWARE QUALITY ASSURANCE
· Técnicas de verificação e validação para detector de erros
· Detecção de defeitos através de técnicas de inspecção
4| REALIZAÇÃO E CONDUÇÃO DE AUDITORIAS
· Tipos de Auditorias
· Comparação com os standards e modelos da indústria (ISO 9001, CMMI…)
· Análise de configurações vs requisitos técnicos e funcionais dos clientes
· Melhoramento dos processos através das acções de Auditoria interna
· Os processos de Auditoria – Planeamento, Monitoramento, Reporte e Controle
5| GESTÃO DE CONFIGURAÇÕES – CONFIGURATION MANAGEMENT (CM)
· Definição das componentes de um sistema de gestão de configurações
· Garantir a Qualidade através do controlo dos componentes de configuração (CM)
· Auditorias de Qualidade e SQA
6| UM PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
· Definição, Planeamento e Implementação de processos de melhoria contínua
· Colecta de Dados
· Definição dos índices e métricas de performances
· Controlo estatístico de processos
· Analisar dados recolhidos
· Implementação de acções correctivas
· Focus nas técnicas de prevenção