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Gestão e resolução de conflitos

Objectivos Gerais: 

Este Curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos, métodos e técnicas que permitam gerir em condições conflituosas e saber qual o posicionamento a assumir nessas situações.

Objectivos Específicos: 

No fim deste Curso os participantes serão capazes de:
• Analisar de forma integrada os comportamentos individual e organizacional;
• Identificar os diferentes tipos de conflitos;
• Escolher as técnicas e os comportamentos mais ajustados às diferentes situações:
• Caracterizar diferentes estilos comunicacionais e optar pelo estilo mais correcto;
• Identificar e ultrapassar as barreiras ao processo relacional.

Dirigido a: 

Este curso é destinado a todos os profissionais que tenham pessoas sob sua responsabilidade e necessitem ter conhecimentos efectivos sobre gestão e resolução de conflitos, nomeadamente, Gestores, Quadros Dirigentes, Quadros técnicos com responsabilidades ao nível da Gestão das pessoas, Chefias administrativas; outros técnicos envolvidos em coordenação e gestão técnico-administrativa e outros colaboradores com actividades em que predomine as relações inter-pessoais.

Metodologia: 

Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa

Duração: 

3 Dias / 18 Horas

Conteudo: 

1. CONFLITOS – DEFINIÇÕES
• Definições tradicionais e actuais
• Porquê não é possível evitar os conflitos

2. OS CONFLITOS E O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
• Definições tradicionais e actuais

3. TIPOS DE CONFLITOS
• Sua subdivisão

4. OS CONFLITOS INTRA-PESSOAIS, INTERPESSOAIS E ORGANIZACIONAIS
• Intra-pessoais: atração-atração, repulsão-repulsão e atração-repulsão
• Inter-pessoais
• Intersectoriais
• Formas de lidar com os conflitos

5. OS GRADIENTES
• De aproximação
• De repulsa

6. CONFLITOS E FRUSTRAÇÃO
• Caracterizar as respostas à frustração

7. COMO LIDAR COM OS CONFLITOS
• Identificar as habilidades de tratar um conflito

8. A CONFIANÇA NA RELAÇÃO INTERPESSOAL
• A Contingência
• A Previsibilidade
• Opções Alternativas

9. OS DIFERENTES ESTILOS COMUNICACIONAIS
• Identificar e Caracterizar

10. OS ESTILOS AGRESSIVO, PASSIVO, MANIPULADOR E AUTO-AFIRMATIVO
• Como se autoavaliar
• Como avaliar o outro
• Como pode modificar-se