Este Curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos, métodos e técnicas que permitam gerir em condições conflituosas e saber qual o posicionamento a assumir nessas situações.
No fim deste Curso os participantes serão capazes de:
• Analisar de forma integrada os comportamentos individual e organizacional;
• Identificar os diferentes tipos de conflitos;
• Escolher as técnicas e os comportamentos mais ajustados às diferentes situações:
• Caracterizar diferentes estilos comunicacionais e optar pelo estilo mais correcto;
• Identificar e ultrapassar as barreiras ao processo relacional.
Este curso é destinado a todos os profissionais que tenham pessoas sob sua responsabilidade e necessitem ter conhecimentos efectivos sobre gestão e resolução de conflitos, nomeadamente, Gestores, Quadros Dirigentes, Quadros técnicos com responsabilidades ao nível da Gestão das pessoas, Chefias administrativas; outros técnicos envolvidos em coordenação e gestão técnico-administrativa e outros colaboradores com actividades em que predomine as relações inter-pessoais.
Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa
3 Dias / 18 Horas
1. CONFLITOS – DEFINIÇÕES
• Definições tradicionais e actuais
• Porquê não é possível evitar os conflitos
2. OS CONFLITOS E O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
• Definições tradicionais e actuais
3. TIPOS DE CONFLITOS
• Sua subdivisão
4. OS CONFLITOS INTRA-PESSOAIS, INTERPESSOAIS E ORGANIZACIONAIS
• Intra-pessoais: atração-atração, repulsão-repulsão e atração-repulsão
• Inter-pessoais
• Intersectoriais
• Formas de lidar com os conflitos
5. OS GRADIENTES
• De aproximação
• De repulsa
6. CONFLITOS E FRUSTRAÇÃO
• Caracterizar as respostas à frustração
7. COMO LIDAR COM OS CONFLITOS
• Identificar as habilidades de tratar um conflito
8. A CONFIANÇA NA RELAÇÃO INTERPESSOAL
• A Contingência
• A Previsibilidade
• Opções Alternativas
9. OS DIFERENTES ESTILOS COMUNICACIONAIS
• Identificar e Caracterizar
10. OS ESTILOS AGRESSIVO, PASSIVO, MANIPULADOR E AUTO-AFIRMATIVO
• Como se autoavaliar
• Como avaliar o outro
• Como pode modificar-se