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Informatizar o Arquivo e os Sistemas de Pesquisa da Informação

Objectivos Gerais: 

Este Curso tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos que lhes permitam dominar processos, métodos e técnicas de organização, gestão e arquivo de informação de forma a tornar-se um gestor ou um técnico mais eficiente.

Objectivos Específicos: 

No final do Curso o participante terá conhecimentos para:

- Identificar as causas da desorganização da informação e dos respectivos arquivos

- Dominar métodos e técnicas de organização da informação

- Controlar o sistema e os processos estruturais

- Aceder à informação com eficácia e eficiência

- Dominar modelos de organização documental

- Flexibilizar o tratamento da informação de acordo com as suas necessidades do momento.

Dirigido a: 

Este Curso destina-se a todos os profissionais envolvidos nos processos de Informatização do Arquivo, nomeadamente:

- Quadros Dirigentes e Assessores de Direcção

- Assistentes de Direcção

- Técnicos e Quadros Superiores

- Chefias de Equipas e de Projecto.

Metodologia: 

Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa.

Duração: 

18 Horas.

Conteudo: 

1 – ENQUADRAMENTO NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E DOS “ARQUIVOS”

· Na envolvente individual

· Na envolvente interpessoal

· Na envolvente organizacional

· Na envolvente macroeconómico-social

 

2 – INTERFERÊNCIAS E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO

· As diferenças: de origem pessoal, de origem grupal e de origem organizacionais

· As escolhas pessoais

· As necessidades dos clientes do sistema

         -  Dos clientes internos

         -  Dos clientes externos

 

3 – TÉCNICAS DE ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO / ARQUIVO

· As opções pelos títulos

         -  Locais

         -  Alargadas

· Agrupamentos temáticos

· Organização do plano principal

· Escolha dos suportes

· Classificação temática dos documentos

· Codificação dos documentos

· Escolha dos sistemas

· Documentos de informação / comunicação

 

4 – MODELOS DE ORGANIZAÇÃO DOCUMENTAL – A COMPONENTE TECNOLÓGICA

· A Gestão Electrónica Documental (EDM)

         -  Princípios gerais de funcionamento

         -  As vantagens competitivas

· A troca electrónica de informação (EDI)

         - Em que consiste?

         - Benefícios estratégicos e operacionais

· A gestão dos fluxos de trabalho (WFM)

         -  Noções elementares

         - A importância da utilização de workflows nos processos funcionais das organizações; controlo e eficácia

· A gestão do conhecimento

         - O conceito de learning organization; introdução de melhorias estratégicas com base na informação recolhida

         - Noções de aprendizagem em equipa, pensamento sistémico e visão partilhada

· Ferramentas de pesquisa on-line

         - Identificação de algumas ferramentas e de métodos de pesquisa e como utilizá-los correctamente

 

 5 – O TRATAMENTO AUTOMÁTICO DA SUA INFORMAÇÃO – APLICAÇÕES PRÁTICAS

· Elaboração de um Plano de Arquivo

· Classificação, referenciação e codificação geral de documentos

· Preenchimento de alguns documentos com base nos conceitos aprendidos (Actas, Agendas Diárias, Documentos de Registo de Reuniões-Assuntos, Documentos de Informação-Comunicação, Planning de Actividades, etc.)

· Salvaguarda electrónica dos documentos concebidos

· Pesquisa rápida de documentos

· Exercícios de pesquisa de informação on-line

 

6 – SER EFICIENTE – ENCONTRAR A INFORMAÇÃO EM …30 SEGUNDOS

· Vamos analisar os seus casos

· A eficiência do sistema e a pesquisa on-line