Sendo muitas vezes difícil o reconhecimento por parte dos vários departamentos e pessoas da importância que a formação profissional tem no desenvolvimento da própria empresa, é assim importante conseguir internamente fazer o Marketing interno da formação. Este Curso tem assim o objectivo de dotar os participantes dos conhecimentos e práticas que lhes permitam divulgar e promover eficazmente o Plano de Formação, os seus Benefícios e Resultados na Empresa.
No final deste Curso os participantes saberão:
• Qual a importância e a mais-valia da formação no desenvolvimento pessoal e Corporativo
• Qual o impacto da formação no resultado da empresa
• Quais as principais técnicas de motivação existentes
• Como Estimular/ Fomentar a Motivação para a Formação
• Quais as melhores Estratégias de Marketing para Incentivar a Formação
• Elaborar e implementar um Plano de Marketing da Formação
Profissionais envolvidos e com responsabilidades ao nível da promoção e divulgação das acções de formação, nomeadamente, Directores de Formação, Responsáveis e Técnicos de Formação, Directores e Técnicos de Recursos Humanos, Directores de Pessoal e Formadores.
Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa.
1| A FORMAÇÃO COMO ACTIVO INTANGÍVEL NA ORGANIZAÇÃO
· A Importância Estratégica da Formação na Empresa
· Os Tipos de Formação
· A Motivação e o Rendimento na Aprendizagem: Criação de um clima de Transferência de Aprendizagens
2| A MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES NA EMPRESA
· Relação entre a Motivação dos Colaboradores e o Impacto da Formação nos Resultados da Empresa
· Técnicas de Motivação aplicadas à Empresa e à Formação
3| COMO ESTIMULAR/ FOMENTAR A MOTIVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
· A Venda da Formação aos Destinatários
· O Papel do Gestor de Formação: Antes, Durante e Depois da Formação
· Como desenvolver uma Cultura de Formação Contínua na Empresa
· A Importância das Condições de Trabalho e de um Clima Organizacional que favoreça a Participação Activa na Formação
· A Integração da Formação e seus Resultados no Desenvolvimento e Avaliação dos Colaboradores
· O Envolvimento de Colaboradores e Chefias na detecção de Necessidades de Formação
4| ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA INCENTIVAR A FORMAÇÃO
· Técnicas e Metodologias de Marketing para a Formação
· O Reconhecimento da Formação, por parte dos Colaboradores e Chefias, como um importante Instrumento de Satisfação e Aprendizagem
5| O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE COMUNICAÇÃO E A PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO
· Plano de Marketing da Formação
· Como Divulgar e Promover os Benefícios da Formação e seus Resultados
· Acções para Comunicar e Comprometer os Colaboradores com a Formação
· Estrutura e Desenvolvimento de um Plano de Marketing da Formação
6| SESSÃO DE PERGUNTAS & RESPOSTAS