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Media training - Gerir eficazmente a comunicação com os Media

Objectivos Gerais: 

Identificar as regras básicas para um bom relacionamento com os Media; compreender o modo de funcionamento dos diferentes órgãos de comunicação social.

Objectivos Específicos: 

No final deste Curso os participantes saberão:
No final da acção os formandos serão capazes de:
- Dominar as várias ferramentas de comunicação para transmitir de forma coerente e eficaz a informação institucional aos Media;
- Dominar os requisitos essenciais para transformar informação empresarial em notícia;
- Tirar o máximo rendimento de uma comunicação; 

Dirigido a: 

Quadros Superiores; Assessores de Imprensa; Profissionais de Comunicação/Relações Públicas; Qualquer porta-voz que contacte com os Media 

Metodologia: 

Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa

Duração: 

12h

Conteudo: 

1| IDENTIFICAR AS EXIGÊNCIAS DE CUMPRIMENTO DE REGRAS DAS ROTINAS EMPRESARIAIS
•  Conhecer o conceito de protocolo e a imagem da empresa.
• Distinguir as competências de função. Perfil requerido.
• Reconhecer as exigências fundamentais das normas protocolares.
 
2| ESTABELECER CONTACTOS PESSOAIS EM REPRESENTAÇÃO DA EMPRESA
• Identificar os critérios de eficácia de actuação de carácter representativo.
• Avaliar qual a responsabilidade na criação e reforço da imagem do gestor.
• Conhecer as formas de correspondência:
    - Interna: despachos, ofícios, telegramas, informações de serviço, relatórios, apontamentos
     - Externa: notas formais e informais, memos, protocolos, outras formas.
• A comunicação telefónica. Dominar as regras básicas para estabelecer um contacto eficaz.

3| INTERVIR NO PLANEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE ACÇÕES DE CARÁCTER SOCIAL
• Conhecer as regras gerais a nível de planeamento e organização dos diferentes estilos de eventos:
  - Recepções e reuniões de trabalho,
  - Seminários, Conferências,
  - Inaugurações e Exposições,
  - Tomadas de posse, assinaturas de contratos e protocolos,
  - Visitas, refeições formais e informais (planos de mesa, ementas e decoração).
• Saber gerir o espaço e o tempo.
• Adoptar os procedimentos e os instrumentos adequados aos diferentes tipos de eventos:
  - Convocatórias. Convites. Critérios de organização de salas.
• Escolher o cenário, organizar as mesas, colocar as bandeiras, distribuir as pessoas, precedências, ordem das intervenções, decoração e formas de sinalização do espaço.

4| RELACIONAR-SE EFICAZMENTE COM A COMUNICAÇÃO SOCIAL
• Analisar as situações do quotidiano profissional com os media.
• Adoptar a actuação correcta em defesa da imagem nas relações com a imprensa.
• Estabelecer contactos personalizados com os diferentes órgãos de comunicação social:
  - Identificar os seus representantes e papel que desempenhem;
  - Caracterizar as diferentes formas de contacto: pessoal e telefónico.
• A imprensa escrita: elaborar e difundir comunicados
• Press-releases e artigos escritos
• Conhecer os requisitos essenciais à concepção e produção de dossiers de imprensa
• Intervir no planeamento e organização de conferências e comunicados de imprensa.
 
5| CONHECER AS ESPECIFICIDADES DO PROTOCOLO INTERNACIONAL
• Identificar os principais requisitos de uma boa imagem internacional.
• Conhecer as regras essenciais no âmbito da identidade cultural dos diferentes interlocutores Internacionais com quem se relacionam profissionalmente.
•  Organizar uma reunião internacional: Principais Aspectos essenciais a reter.