Identificar as regras básicas para um bom relacionamento com os Media; compreender o modo de funcionamento dos diferentes órgãos de comunicação social.
No final deste Curso os participantes saberão:
No final da acção os formandos serão capazes de:
- Dominar as várias ferramentas de comunicação para transmitir de forma coerente e eficaz a informação institucional aos Media;
- Dominar os requisitos essenciais para transformar informação empresarial em notícia;
- Tirar o máximo rendimento de uma comunicação;
Quadros Superiores; Assessores de Imprensa; Profissionais de Comunicação/Relações Públicas; Qualquer porta-voz que contacte com os Media
Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa
12h
1| IDENTIFICAR AS EXIGÊNCIAS DE CUMPRIMENTO DE REGRAS DAS ROTINAS EMPRESARIAIS
• Conhecer o conceito de protocolo e a imagem da empresa.
• Distinguir as competências de função. Perfil requerido.
• Reconhecer as exigências fundamentais das normas protocolares.
2| ESTABELECER CONTACTOS PESSOAIS EM REPRESENTAÇÃO DA EMPRESA
• Identificar os critérios de eficácia de actuação de carácter representativo.
• Avaliar qual a responsabilidade na criação e reforço da imagem do gestor.
• Conhecer as formas de correspondência:
- Interna: despachos, ofícios, telegramas, informações de serviço, relatórios, apontamentos
- Externa: notas formais e informais, memos, protocolos, outras formas.
• A comunicação telefónica. Dominar as regras básicas para estabelecer um contacto eficaz.
3| INTERVIR NO PLANEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE ACÇÕES DE CARÁCTER SOCIAL
• Conhecer as regras gerais a nível de planeamento e organização dos diferentes estilos de eventos:
- Recepções e reuniões de trabalho,
- Seminários, Conferências,
- Inaugurações e Exposições,
- Tomadas de posse, assinaturas de contratos e protocolos,
- Visitas, refeições formais e informais (planos de mesa, ementas e decoração).
• Saber gerir o espaço e o tempo.
• Adoptar os procedimentos e os instrumentos adequados aos diferentes tipos de eventos:
- Convocatórias. Convites. Critérios de organização de salas.
• Escolher o cenário, organizar as mesas, colocar as bandeiras, distribuir as pessoas, precedências, ordem das intervenções, decoração e formas de sinalização do espaço.
4| RELACIONAR-SE EFICAZMENTE COM A COMUNICAÇÃO SOCIAL
• Analisar as situações do quotidiano profissional com os media.
• Adoptar a actuação correcta em defesa da imagem nas relações com a imprensa.
• Estabelecer contactos personalizados com os diferentes órgãos de comunicação social:
- Identificar os seus representantes e papel que desempenhem;
- Caracterizar as diferentes formas de contacto: pessoal e telefónico.
• A imprensa escrita: elaborar e difundir comunicados
• Press-releases e artigos escritos
• Conhecer os requisitos essenciais à concepção e produção de dossiers de imprensa
• Intervir no planeamento e organização de conferências e comunicados de imprensa.
5| CONHECER AS ESPECIFICIDADES DO PROTOCOLO INTERNACIONAL
• Identificar os principais requisitos de uma boa imagem internacional.
• Conhecer as regras essenciais no âmbito da identidade cultural dos diferentes interlocutores Internacionais com quem se relacionam profissionalmente.
• Organizar uma reunião internacional: Principais Aspectos essenciais a reter.