Estruturar e planear um projecto com o Microsoft
Project.
. Utilizar o Microsoft Project no acompanhamento
da execução de um projecto.
. Executar tarefas de adaptação do Microsoft Project
às suas necessidades específi cas.
No final deste Curso os participantes deverão estar aptos a:
- Estruturar e planear um projecto com o Microsoft
- Tirar partido das potêncialidades especificas do Microsoft Project
- Utilizar o Project no acompanhamento da execução de um projecto
Chefes de projectos e membros de equipa de projecto encarregada da gestão da planificação e do acompanhamento de projectos.
Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa
30 Horas
1| PREPARAÇÃO DO MICROSOFT PROJECT
. Definição das opções.
. Criação e alteração de calendários.
. Abertura de um novo projecto.
2| DEFINIÇÃO DAS ACTIVIDADES DE UM PROJECTO
. Criação de actividades; Hierarquia das actividades (WBS).
. Actividades sumário; Visualização e alteração dos níveis de hierarquia.
. Criação de milestones.
3| ATRIBUIÇÃO DE DURAÇÕES
. Tipos de actividades; Unidades de tempo; Duração das actividades.
4| CRIAÇÃO DA ESTRUTURA DE UM PROJECTO
. Relações de dependência entre actividades; Formas de criar as relações de dependência; Tipos de relações de dependência.
. Outras características de uma relação de dependência.
5| CRIAÇÃO DE RECURSOS
. Recursos do projecto; Tipos de recursos; Criação de um recurso.
. Parametrização de um recurso; Calendário de um recurso.
6| ALOCAÇÃO DE RECURSOS
. Formas de alocação de um recurso.
. Afectação de recursos em função do tipo de actividade.
. Duração vs. Trabalho; Afectação a tempo parcial; Sobrecarga de recursos.
7| APROFUNDAR AS CARACTERÍSTICAS DE UMA ACTIVIDADE
. Definição de prioridades; Criação de restrições de datas.
. Introdução de notas e anexos; Criação de uma actividade recorrente.
8| APROFUNDAR AS CARACTERÍSTICAS DE UM RECURSO
. Definição da sua disponibilidade.
. Criação de tabelas de custos.
. Introdução de notas e anexos.
9| CARACTERÍSTICAS AVANÇADAS NA GESTÃO DE CUSTOS E RECURSOS
. Criação e Aplicação de diferentes tabelas de custos; Aplicação de Work Contours.
. Definição e aplicação de overtime.
. Criação de custos fi xos numa actividade; Afectação de recursos de custo fi xo.
10| OUTRAS FORMAS DE OLHAR PARA O PROJECTO
. Aplicação e formatação de outras views ; Aplicação e formatação de outras tables; Aplicação de filtros; Definição de grupos. Ordenação.
11| GRÁFICOS DE GANTT
. Visualização; Opções básicas de formatação; Personalização da escala de tempo; Formatação de grelhas; Criação e alteração de tipos de barras e de texto; Opções de impressão.
12| ANALISAR A ALOCAÇÃO DE RECURSOS
. O Resource Usage e o Resource Graph; Identificação de sobrecargas; Personalização das vistas.
. Acrescentar informação às vistas.
. Opções de formatação.
13| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE SOBRECARGA DE RECURSOS
. Considerações sobre o nivelamento de recursos; Definição de parâmetros para o nivelamento; Aplicação e anulação do nivelamento; Análise na vista de Detail Gantt.
14| ACOMPANHAMENTO DE UM PROJECTO
. O Tracking Gantt; Criação de uma Baseline e de planos interinos.
. Actualização dos dados do projecto; Actualização dos dados de uma actividade; Criação de uma interrupção no projecto.
15| RELATÓRIOS
. Tipos de relatórios.
. Visualização, paginação e impressão.
. Criação de relatórios personalizados.
16| EXPORTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS NOUTRAS APLICAÇÕES
. Criação e aplicação de mapas de exportação.
. Exportação dos dados para o Excel. Análise dos dados através de uma Pivot Table.
. Publicar o projecto na Intra ou internet.
17| PLANEAMENTO COM MÚLTIPLOS PROJECTOS
. Projectos e subprojectos.
. Inserir um projecto noutro.
. Relações de dependência interprojecto.
18| PARTILHA DE RECURSOS
. Criação de uma pool de recursos.
. Actualização da pool de recursos.
. Análise consolidada de todos os projectos que partilham a pool.
. Considerações adicionais.
19| PERSONALIZAÇÃO E AUTOMATIZAÇÃO DO PROJECT
. Criação de campos calculados (custom fields).
. Criação e personalização de Calendários, Tabelas, Vistas e Relatórios.
. Gestão e organização de componentes do Project com o organizer.