O objectivo deste Curso é dotar os participantes de conhecimentos e práticas em todas as áreas de conhecimentos da gestão profissional de projectos, seguindo as normas do PMI, e além disso, preparar os participantes para o exame de certificação PMP a que se poderão candidatar.
Para obter a certificação PMP os participantes deverão passar num exame escrito e provar a sua experiência prática em gestão de projectos (ver site: www.pmi.org).
No final deste Curso os participantes estarão preparados para o exame escrito de certificação PMP®, e terão:
- Ficado familiarizados com a obra de referência do PMI®, o PMBoK® (Project Management Body of Knowledge).
- Adquirido conhecimentos e técnicas em todas as áreas da Gestão de Projectos
- Validado os conhecimentos tirados da experiência, face às referências metodológicas do PMI®
- Efectuado a preparação intensiva de candidatos ao exame de certificação PMP® do PMI®
- Percorrido detalhadamente o PMBOK® Guide 4ª Edição (2008) e dominado os grupos de processos e as áreas de conhecimento da gestão de projectos
- Percebido a importância da cláusula de confidencialidade aceite por qualquer pessoa que passe o exame
- Efectuado simulações de exames de certificação e respectiva correcção de resultados
Aconselha-se experiência efectiva em Gestão de Projectos e relembram-se os candidatos que desejam inscrever-se para o exame, que devem verificar pessoalmente se satisfazem os requisitos do PMI®, pois a candidatura a exame é obrigatoriamente feita a nível pessoal.
Os requisitos necessários à candidatura a exame podem ser consultados no site do PMI (www.pmi.org).
Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa
5 Dias / 36 Horas
1 – Introdução
Modulo que explica o PMI, a norma PMBoK, o que é um projecto, como um projecto se relaciona com as áreas funcionais numa empresa, papel do gestor de Project.
2 – Ciclo de vida do projecto
Modulo que explica o ciclo de vida do projecto, integração das várias áreas de conhecimento e influências resultantes da aplicação de um projecto na empresa
3 – Processos da Gestão de um projecto
Modulo que explica a forma como os vários processos se interligam e iteram entre si durante a execução de um projecto.
4 – Project Integration Management
O Modulo Project Integration Management serve para criar a infra-estrutura de projecto. No fundo este módulo trata de explicar e criar bases processuais e documentais para depois as restantes áreas de conhecimento poderem trabalhar integradas. É um módulo de unificação e consolidação, fundamental para integrar não só os processos das várias áreas de conhecimento pás também as metodologias apresentadas pelo PMI ás metodologias e procedimentos da empresa ou empresas onde o projecto é executado.
5 – Project Scope Management
O modulo que permite definir o âmbito do projecto, e controlar toda a execução e controlo, minimizando desvios de âmbito. É fundamental para garantir que todo o trabalho a executar pelo projecto fica bem definido, evitando os TBD’s (ToBeDefinned), e também o trabalho que não faz parte do projecto e que facilmente pode ser introduzido durante o decorrer do projecto.
6 – Project Time Management
Modulo que permite ter um plano temporal de execução do projecto, e todo o controlo de tempo para completude associado.
7 – Project Cost Management
Tal como o módulo de Tempo, o módulo de custos permite ter uma estimativa, budgeting e controlo de custos do projecto.
8 – Project Quality Management
Este módulo possibilita a aplicação de metodologias, e politicas de qualidade não apenas ao produto do projecto mas também os processos envolvidos no projecto. Estabelece objectivos, responsabilidades e papeis para garantir e implementar políticas de qualidade e melhorar a satisfação por parte do cliente interno e externo.
9 – Project Human Resource Management
Modulo que implementa as metodologias para organizar, liderar e gerir os recursos humanos do projecto. Trabalhar em projecto implica conhecimento das responsabilidades e papéis de cada um. Este módulo cobre matérias que permitem ao Gestor de Projecto ter uma clara noção da “entrada em cena” e respectiva saída de recursos, bem como a gestão da sua produtividade.
10 – Project Communications Management
A comunicação é um ponto-chave na gestão de projectos. Este módulo apresenta várias metodologias para implementar a comunicação, tanto externa como interna do projecto, visando não só a comunicação de trabalho como também a comunicação “cosmética” que muitos projectos implementam.
11 – Project Risk Management
De longe a área mais complexa da gestão de projectos é também a mais apaixonante, já que é a boa gestão de risco implementada com rigor ao longo do tempo que permite ao Gestor de projecto ser pró-activo e criar grandes diferenças de melhoramento e eficiência em projectos novos. Neste módulo são abordadas metodologias e ferramentas para identificar, avaliar, quantificar e controlar risco no projecto.
12 – Project Procurement Management
Módulo que trata da gestão de aquisição do projecto. Implementa metodologias para decidir sobre, adquirir (bens ou serviços) e controlar a sua implementação / entrega.
13 - Professional Responsability
14 - Practice Exam - Simulation
A Gestão de Projectos tem vindo a ganhar preponderância nas práticas de gestão das empresas e para avaliar a pertinência da experiência adquirida pelos gestores de projecto, as associações de Gestão de Projectos definiram dispositivos de certificação de competências, acessíveis apenas aos profissionais que comprovem deter um tempo de experiência mínimo.
O PMI® - Project Management Institute - EUA, é um dos Maiores Institutos Mundiais dedicado exclusivamente à Gestão de Projectos, contando com mais de 150,000 membros em mais de 150 países. Este Instituto, criou e desenvolveu uma certificação internacional em gestão de projectos designada por PMP® (Project Management Professional) que é hoje globalmente aceite como umas das melhores certificações nesta área e reconhecida por todas as grandes Organizações em todo o mundo, existindo actualmente, mais de 35,000 profissionais com a certificação PMP em mais de 26 países.