No final do Curso, os Participantes terão adquirido competências, conhecimentos e instrumentos que permitam melhorar a eficácia e eficiência do Gabinete e dos Serviços de Apoio à Administração e ao CEO e Gestores de Topo.
No fim deste Curso os participantes serão capazes de:
- Situar a sua função na empresa relativamente à gestão ou organização;
- Desenvolver competências e responsabilidades na organização e gestão do trabalho e da informação;
- Melhorar as capacidades de comunicação e relacionamento
Secretárias/os e/ou Assessores/as de Administração, com mais de três anos de experiência profissional, que ocupem ou prevejam ocupar, a curto prazo, funções de assessoria ou secretariado de administração ou de apoio a gestores de topo.
Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa.
12 horas | 2 dias.
1| O DESEMPENHO E O DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO SECRETARIADO
- Funções, tarefas, instrumentos de trabalho e competências exigidas
- Níveis e graus de responsabilidade
- Principais problemas na organização do trabalho
- Competências a desenvolver – conhecimentos, competências técnicas e competências relacionais
2| A RELAÇÃO SECRETARIADO DE DIRECÇÃO E OS GESTORES DE TOPO
- Missão e Visão da função secretariado e do seu posto de trabalho
- Requisitos comportamentais e relacionais
3| O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO SECRETARIADO E NAS ACTIVIDADES DE GESTÃO
- Planeamento, programação e resultados esperados
- Organização – aspectos estruturais e funcionais, definição e delegação de competências
- Direcção – Coordenação, Comunicação (interna e externa), Motivação e Liderança
- Acompanhamento e Controlo – para aumentar a eficiência do executivo
4| A SECRETARIA EXECUTIVA COMO APOIO AO GESTOR
- Concepção e Redacção de Documentos
- Planeamento e Controlo de Reuniões
- Comunicação Telefónica – preparação e controlo de contactos
- Protocolo e Imagem da Empresa
5| A GESTÃO DO TEMPO NO SECRETARIADO
- A natureza e o recurso tempo
- O tempo e a competitividade da empresa no mercado
- Prevenção ou eliminação dos desperdiçadores de tempo
6| A GESTÃO DA INFORMAÇÃO
- A informação recebida – recepção, tratamento e gestão
- A informação produzida – concepção, tratamento e distribuição
- O acompanhamento/gestão da informação