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Autocad 2010 - Curso completo 2D e 3D (bi e tri-dimensional)

Objectivos Gerais: 

Este é um curso intensivo que tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos necessários à utilização do AutoCad 2010 para o desenho Bidimensional e Tridimensional de projectos.

Objectivos Específicos: 

No final da acção os participantes deverão estar aptos a utilizar todas as ferramentas de modelação e desenho na concepção de projectos 2D e 3D, permitindo ultrapassar o nível do desenhador de projectos e situar-se na área do modelador de espaços através do domínio das técnicas de desenho tridimensional, proporcionando ainda conhecimentos de definição de sistemas de coordenadas, criação e edição de sólidos e de superfícies e visualização 2D e 3D, bem como estar preparado para entrar no mundo das aplicações verticais para AutoCAD 2010.

Dirigido a: 

Técnicos das áreas de arquitectura, mecânica, civil ou outras em que a prática de desenho técnico é manifesta e que pretendam utilizar o AutoCAD 2010 como ferramenta de desenho na concepção de projectos 2D e 3D, permitindo desempenhar as suas funções utilizando a tecnologia de desenho assistido por computador.

Metodologia: 

Presencial, Expositiva, Demonstrativa, Interrogativa e Activa

Duração: 

18 Horas

Conteudo: 

MÓDULO A | AUTOCAD 2010 -DESENHO TÉCNICO BI-DIMENSIONAL (2D)
1|       APRESENTAÇÃO DO AUTOCAD
•          Vantagens do trabalho em sistemas de CAD.
•          Equipamento necessário e periféricos.

2|       CONCEITOS BÁSICOS
•          Conceitos gerais de CAD;
•          Ambiente de trabalho e interface com o utilizador;
•          Espaços de trabalho padrão;
•          Painel de tarefas (adicionar/remover ferramentas);
•          Ambiente de trabalho “Ribbon” como evolução do “AutoCAD Classic”;
•          Instrução de operação “Tool tip” dinâmica.
•          Barras de ferramentas, barra de propriedades,
•          linha de comandos e barra de estados;
•          Sistemas de Coordenadas: Coordenadas (Absolutas, Relativas e Polares).
•          Inserção dinâmica de valores.
•          Tipos de selecção de objectos.
•          Comandos de visualização (zoom e pan).
•          Arquivos de desenho.
•          Pré-visualização e navegação entre desenhos e layouts através do “Quick View”.

3|       CRIAÇÃO DE ENTIDADES DE DESENHO 2D
•          Desenhar no AutoCAD (Linhas, Pontos, Arcos, Círculos, Rectângulos, Elipses e Polígonos).

4|       TRABALHO COM LINHAS COMPLEXAS
•          Criar e editar polilinhas, multilinhas e splines.

5|       UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS AUXILIARES
•          Snap;
•          Grid;
•          Ortho;
•          Polar;
•          Osnap;
•          Otrack;
•          Dynamic Input;
•          Lineweight

6|       EDIÇÃO DE ENTIDADES
•          Comandos de modificação (Move, Rotate, Stretch, Scale, Trim, Extend, Break, Erase e Join).
•          Criar novas entidades a partir das já existentes (Copy, Offset, Mirror, Array, Chamfer e Fillet).

7|       IMPRESSÃO DE DESENHOS
•          Impressão simples com escalas, layouts e configuração de impressoras.


8|      CAMADAS DE DESENHO
•          Criar e organizar o desenho por camadas (Layers).
•          Criar e aplicar filtros aos layers.
•          Layers dedicados ao Viewport.
•          Propriedades de transparência.
•          O “Layer Properties Manager”.

9|      TEXTO
•          Criação e edição de texto e criação de estilos de texto.
•          Escalas de anotação.
•          Texto com colunas.

10|    CRIAR TABELAS
•          Criar estilos de tabelas, modificar tabelas.
•          Propriedades das tabelas.
•          Ligação e actualização automática com tabelas externas.
•          Ligações dinâmicas e extracção de informação.

11|    BLOCOS E REFERÊNCIAS EXTERNAS
•          Criar blocos internos e externos, inserir blocos e referências externas.
•          Inserção de imagem.
•          Utilização de Blocos dinâmicos.
•          Criação e manipulação de atributos.
•          Utilização de paletas de ferramentas.

12|    OS PADRÕES DE PREENCHIMENTO
•          Aplicar ao desenho padrões e gradientes.
•          Aplicação em áreas fechadas e abertas.

13|    COMO COTAR DESENHOS NO AUTOCAD
•          Criação de estilos de cotagem, comandos de cotagem.
•          Dimensionamento de arcos.
•          Inversão de sentido de cotagem.
•          Multi-chamadas.

14|    PROPRIEDADES DOS OBJECTOS
•          Alterar as propriedades de um objecto utilizando o gestor de propriedades.

15|    COMANDOS DE AVERIGUAÇÃO
•          Distâncias e áreas, identificação de pontos.
•          Utilização da Calculadora.
•          Indicador de propriedades rápidas por selecção.


MÓDULO B | AUTOCAD 2010 - DESENHO TÉCNICO TRI-DIMENSIONAL (3D)

16|    CONCEITO DE PONTO DE VISUALIZAÇÃO
•          Comandos de visualização (Viewports, View, 3Dorbit, Steering Wheels, ViewCube).
•          Conceitos básicos do espaço Tridimensional;
•          Coordenadas cartesianas, cilíndricas e esféricas.
•          Utilização de Estilos Visuais.

17|    LINHAS E SUPERFÍCIES
•          Criação de linhas tridimensionais (3D Polyline, Helix).
•          Criação de Superfícies (3D Face, 3D mesh, Ruled mesh, Edge mesh, Planar surface).
•          Elevação aos objectos (Thickness, Elev).

18|    SÓLIDOS 3D
•          Criação de sólidos (Primitivas básicas: Box, Wedge, Cone, Sphere, Cylinder, Torus, Pyramid);
•          Criação de outros sólidos (Polysolid, Extrude, Revolve, Sweep, Loft).

19|    UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE COORDENADAS – UCS
•          Manipulação de sistemas de coordenadas em 3D.
•          Sistemas de Coordenadas Dinâmicos.

20|    EDIÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE SÓLIDOS
•          GRIPS, Union, Subtract, Intersect, Presspull, Slice, Section Plane, Flatshot, Thicken, Solidedit.

21|    COMANDOS DE MODIFICAÇÃO 3D
•          3D Move, 3D Rotate, Align e 3D Align, 3D Mirror, 3D Array, Fillet e Chamfer.

22|    COMANDOS DE NAVEGAÇÃO 3D
•          Comandos Walk e Fly, criação de câmaras e animações segundo caminhos.

23|    APRESENTAÇÃO DE PROJECTOS 3D
•          Inserção de luzes, aplicação de materiais e texturas.
•          Visualização Realista (Render).
•          Utilização de luzes fotométricas.
•          Utilização dos comandos Sun e Sky Background para visualização do modelo 3D.